O processo de institucionalização da Pesquisa Educacional e seu papel no desenvolvimento profissional docente
DOI:
https://doi.org/10.63160/3085-6892.2024.1Palabras clave:
Investigación educativa, Desarrollo profesional docente, Posición docenteResumen
Este artigo apresenta os primeiros resultados da pesquisa de pós-doutorado do autor, iniciada em setembro de 2023 sob a direção do Dr. Juan Piovani na FaHCE-UNLP, na Argentina. A pesquisa se refere ao processo de institucionalização da Pesquisa Educacional como uma disciplina das Ciências da Educação e seu papel no desenvolvimento profissional dos professores no Uruguai. As seguintes perguntas são relevantes tanto para o problema da pesquisa quanto para a natureza do objeto teórico-empírico selecionado: É possível fazer referência a um processo de institucionalização da Pesquisa Educacional como disciplina científica no campo das Ciências da Educação? Em termos de práxis educacional, que papel os professores atribuem à Pesquisa Educacional no desenvolvimento de seu trabalho docente e na estruturação de seu cargo de professor? O processo de investigação teórica baseia-se em uma análise a partir de uma abordagem hermenêutica ontológica, epistemológica e metodológica, enquadrada em uma abordagem sócio-histórica. Quanto à abordagem metodológica empírica, apresentamos os avanços na análise do método narrativo para professores de referência na formação nacional de professores. Dessa forma, a partir das vozes dos atores diretamente envolvidos, procuramos tornar visível como o desenvolvimento e a promoção da Pesquisa Educacional podem dar a possibilidade de gestação de uma comunidade crítica, autônoma e autogerida de professores.
Citas
Balza Laya, A. M. (2009). Pensar la investigación postdoctoral desde una perspectiva transcompleja. Investigación y Postgrado, Vol. 24, Núm. 3, pp. 45-66. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=65818200003
Díaz de Kóbila, E. y Cappelletti, A. (2008). Doce Lecciones de Epistemología, Rosario: Laborde Editor.
Elliot, J. (1990). La investigación-acción en educación. Barcelona: Ediciones Morata.
Elliot, J. (1993). El cambio educativo desde la investigación-acción. Barcelona: Ediciones Morata.
Fernández Cruz, M. (1995). Ciclos en la vida profesional de profesores. Monográfico. Revista de Educación, Vol. 306, pp. 153-203. https://redined.educacion.gob.es/xmlui/handle/11162/70499?locale-attribute=es
Feyerabend, P. (1987). Adiós a la razón. Madrid: Editorial Tecnos.
Gimeno Sacristán, J. y Pérez Gómez, A. (1992). Comprender y transformar la enseñanza. Barcelona: Ediciones Morata.
Huchim Aguilar, D. y Reyes Chávez, R. (2013). La investigación biográfico-narrativa, una alternativa para el estudio de los docentes. Revista electrónica “Actualidades “investigativas en educación”, Vol. 13, Núm. 3, pp. 1-27. https://www.researchgate.net/publication/260764710_La_investigacion_Biografico-Narrativo_una_alternativa_para_el_estudio_de_los_docentes
Lewin, K. (1946). La investigación-acción participativa. Inicios y desarrollos. Madrid: Editorial Popular.
Mas García, X. (2007). Una mirada creativa hacia el método biográfico. Encuentros Multidisciplinares, Vol. 27, pp. 1-6. https://repositorio.uam.es/handle/10486/679483
Mèlich, J-C. (1994). Del extraño al cómplice. La educación en la vida cotidiana. Barcelona: Editorial Anthropos.
Southwell, M. y Vasilliades, A. (2023). Introducción. En: Southwell, M. y Vasilliades, A. (Coords.). Formación y trabajo docente. Nuevas reflexiones sobre identidades, instituciones y práctica. La Plata: Ediciones de la FaHCE, pp. 9-24. https://www.libros.fahce.unlp.edu.ar/index.php/libros/catalog/book/216
Stenhouse, L. (1996). La investigación como base de la enseñanza. Madrid: Ediciones Morata.

Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Alejandra Capocasale Bruno (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Ao submeterem seus manuscritos, os autores retêm os direitos de publicação (copyright) sem restrições e concedem à Revista Disserata, seus editores e seus representantes o direito da primeira publicação, licenciando simultaneamente sob a Licença Creative Commons Attribution.