Os desafios de triangulação metodológica na produção científica: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63160/3085-6892.2024.4

Palavras-chave:

metodologia, triangulação, interdisciplinaridade.

Resumo

O presente artigo aborda em torno da metodologia de investigação científica, privilegiando o relato de experiência no âmbito de aplicação de métodos diversificados a quando da elaboração da tese de doutoramento em Língua, Cultura e Sociedade, através do qual estudos nas áreas sociais e humanas se cruzaram numa clara demostração da importância da interdisciplinaridade.  Na prática a proposta de pesquisa “diversidade cultural e unidade nacional nos manuais escolares de ensino de história de Moçambique” exigia um cruzamento metodológico, dado que a opção do investigador para a consecução da tese era de analisar os manuais escolares, representações sociais sobre a história de Moçambique e encontrar formas através dos quais estas duas dimensões se comunicam para uma abordagem científica da diversidade cultural e da unidade nacional. Quanto a metodologia, o artigo relata a opção por uma pesquisa qualitativa recorrendo a grupos focais, entrevistas e análise de conteúdo.

Referências

Almeida, J. F., & Pinto, J. M. (1995). A investigação nas ciências sociais. (5ª edição). Editora Presença: Lisboa, Portugal.

Bogdan, R. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Porto Editora: Porto, Portugal.

Cervo, A. L., & Bervian, P, A. (2002). Metodologia: para uso dos estudantes universitários. (2ª ed). FABAB: Imprensa oficial. São Paulo, Brasil.

Cresswell, J. W, & Plano Clark. (2013). Pesquisa de métodos mistos. 2ª Ed. Penso, Porto Alegre: Brasil.

Freixo, M. (2009). Metodologia científica: fundamentos, métodos e técnicas. Lisboa, Portugal: Instituto Piaget.

Goldenberg, M. (1997). A Arte de Pesquisar. Rio de Janeiro: Record.

Nhapulo, T de J. (2013). História 12ª classe. [Manual escolar]. Plural Editores. INLD.7853/RLINLD/2013. Maputo, Moçambique.

Rodrigues, D, S, S; Teixeira, E; Lelis, I. De Oliveira, I, A; Andrade, M. (Org). (2010). Metodologia e técnicas de pesquisa em Educação. EDUEPA. Belém: Brasil.

Silveira, D, T. & Córdova, Fé Peixoto (2009) “A Pesquisa Científica”. In Gerhardt, T; E & Silveira, D, T. (Organizadores). Métodos de Pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e Curso de Graduação Tecnológica – Planeamento e Gestão Para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

Yin, R, K. (2000). Estudo de Caso – planejamento e métodos. Bookman, 2ª Edição, Porto Alegre, Brasil.

Capa da página principal do artigo

Downloads

Publicado

2024-12-15

Como Citar

Armando, A. (2024). Os desafios de triangulação metodológica na produção científica: um relato de experiência. Revista Disserata, 1(1), e110007. https://doi.org/10.63160/3085-6892.2024.4

Edição

Seção

Relatos de Experiência