Os desafios de triangulação metodológica na produção científica: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.63160/3085-6892.2024.4Palavras-chave:
metodologia, triangulação, interdisciplinaridade.Resumo
O presente artigo aborda em torno da metodologia de investigação científica, privilegiando o relato de experiência no âmbito de aplicação de métodos diversificados a quando da elaboração da tese de doutoramento em Língua, Cultura e Sociedade, através do qual estudos nas áreas sociais e humanas se cruzaram numa clara demostração da importância da interdisciplinaridade. Na prática a proposta de pesquisa “diversidade cultural e unidade nacional nos manuais escolares de ensino de história de Moçambique” exigia um cruzamento metodológico, dado que a opção do investigador para a consecução da tese era de analisar os manuais escolares, representações sociais sobre a história de Moçambique e encontrar formas através dos quais estas duas dimensões se comunicam para uma abordagem científica da diversidade cultural e da unidade nacional. Quanto a metodologia, o artigo relata a opção por uma pesquisa qualitativa recorrendo a grupos focais, entrevistas e análise de conteúdo.
Referências
Almeida, J. F., & Pinto, J. M. (1995). A investigação nas ciências sociais. (5ª edição). Editora Presença: Lisboa, Portugal.
Bogdan, R. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Porto Editora: Porto, Portugal.
Cervo, A. L., & Bervian, P, A. (2002). Metodologia: para uso dos estudantes universitários. (2ª ed). FABAB: Imprensa oficial. São Paulo, Brasil.
Cresswell, J. W, & Plano Clark. (2013). Pesquisa de métodos mistos. 2ª Ed. Penso, Porto Alegre: Brasil.
Freixo, M. (2009). Metodologia científica: fundamentos, métodos e técnicas. Lisboa, Portugal: Instituto Piaget.
Goldenberg, M. (1997). A Arte de Pesquisar. Rio de Janeiro: Record.
Nhapulo, T de J. (2013). História 12ª classe. [Manual escolar]. Plural Editores. INLD.7853/RLINLD/2013. Maputo, Moçambique.
Rodrigues, D, S, S; Teixeira, E; Lelis, I. De Oliveira, I, A; Andrade, M. (Org). (2010). Metodologia e técnicas de pesquisa em Educação. EDUEPA. Belém: Brasil.
Silveira, D, T. & Córdova, Fé Peixoto (2009) “A Pesquisa Científica”. In Gerhardt, T; E & Silveira, D, T. (Organizadores). Métodos de Pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e Curso de Graduação Tecnológica – Planeamento e Gestão Para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
Yin, R, K. (2000). Estudo de Caso – planejamento e métodos. Bookman, 2ª Edição, Porto Alegre, Brasil.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Armindo Armando (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeterem seus manuscritos, os autores retêm os direitos de publicação (copyright) sem restrições e concedem à Revista Disserata, seus editores e seus representantes o direito da primeira publicação, licenciando simultaneamente sob a Licença Creative Commons Attribution.