O neoliberalismo na educação: reflexões sobre o Plano Curricular do Ensino Básico de Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.63160/3085-6892.2024.11Palavras-chave:
Educação, Neoliberalismo, Políticas Educacionais, CurrículoResumo
O presente artigo subordinado à temática das políticas educacionais, visa essencialmente refletir sobre a influência do neoliberalismo na educação sobretudo no Plano Curricular do Ensino Básico de Moçambique. Do ponto de vista metodológico, o trabalho pautou por uma abordagem qualitativa embasada pela revisão bibliográfica, pesquisa documental e análise de conteúdo. Através da abordagem do ciclo de políticas, nos contextos da prática e dos efeitos foi possível constatar que a política educacional em Moçambique é influenciada por organismos internacionais que exercem poder no seu delineamento, propiciando a elaboração de reformas curriculares que pouco satisfazem a realidade contextual do país. Ademais, o Plano Curricular do Ensino Básico apresenta uma perspectiva de formação tecnicista que se enquadra na agenda neoliberal visando o capacitismo para o mercado de trabalho.
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