O neoliberalismo na educação: reflexões sobre o Plano Curricular do Ensino Básico de Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63160/3085-6892.2024.11

Palavras-chave:

Educação, Neoliberalismo, Políticas Educacionais, Currículo

Resumo

O presente artigo subordinado à temática das políticas educacionais, visa essencialmente refletir sobre a influência do neoliberalismo na educação sobretudo no Plano Curricular do Ensino Básico de Moçambique. Do ponto de vista metodológico, o trabalho pautou por uma abordagem qualitativa embasada pela revisão bibliográfica, pesquisa documental e análise de conteúdo. Através da abordagem do ciclo de políticas, nos contextos da prática e dos efeitos foi possível constatar que a política educacional em Moçambique é influenciada por organismos internacionais que exercem poder no seu delineamento, propiciando a elaboração de reformas curriculares que pouco satisfazem a realidade contextual do país. Ademais, o Plano Curricular do Ensino Básico apresenta uma perspectiva de formação tecnicista que se enquadra na agenda neoliberal visando o capacitismo para o mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Cayndo Lopes Abdul Cadir, Universidade Federal de Rondópolis

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Rondonópolis. E-mail: lopes.cayndo@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8367730136091051. Orcid: https://orcid.org/0009-0005-5801-1890

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Publicado

2024-12-15

Como Citar

Cadir, C. L. A. (2024). O neoliberalismo na educação: reflexões sobre o Plano Curricular do Ensino Básico de Moçambique. Revista Disserata, 1(1), e110004. https://doi.org/10.63160/3085-6892.2024.11