Envíos

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Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.

Directrices para autores/as

Todo manuscrito submetido para avaliação na Revista Disserata será avaliado com o princípio Double Blind Peer Reviewer (Avaliação as cegas por pares). Antes da submissão, os autores(as) devem observar as seguintes orientações gerais:

  • O texto geral deve ser redigido em editor de texto Microsoft Word® e, ao final, salvo na extensão “.doc” ou “.docx”. Folha tamanho A4, margens: 3,0 cm em ambos os lados. Não utilizar colunas no texto;
  • Todos os manuscritos devem incluir títulos em 3 idiomas (português, inglês, espanhol), sendo o primeiro título redigido no idioma geral do texto;
  • Os manuscritos dos artigos científicos e relatos de experiência devem incluir resumo e até 5 palavras-chave redigidos em 3 idiomas (português, inglês, espanhol), sendo os primeiros redigidos no idioma geral do texto;
  • Para textos em Língua Portuguesa, a redação geral do texto deve ser regida pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Para textos em Língua Portuguesa e outros idiomas, devem ser observadas as normas gerais da gramática e da norma culta. Utilize Fonte Cambria, tamanho 12, justificado, entrelinhas de 1,5 e recuo de 1,25 cm na primeira linha. Não utilize tabulação ou recuo adicionando toques na barra de espaços do teclado;
  • As referências ao longo do texto devem observar o padrão (Autor, ano, p. 00). Observe que apenas a primeira letra do último sobrenome do autor da obra deve ser redigida com caractere maiúsculo. No caso de mais de um autor, separar os nomes com ponto e vírgula: (Autor 1; Autor 2; Autor 3, ano, p. 00). No caso de mais de três autores, utilize a expressão latina et al. em itálico: (Autor 1 et al., ano, p. 00);
  • As notas de rodapé podem ser incluídas para referenciar, por exemplo, fontes ou documentos que fogem ao padrão (Autor, ano, p. 00) ou para informações essenciais. Adote a seguinte premissa: se o conteúdo da nota de rodapé é importante, este deve ser incluído no corpo do texto. Notas de rodapé longas prejudicam a fluidez da leitura;
  • Para evitar distorções, as tabelas, quadros e gráficos devem ser inseridos no corpo do texto como imagem na resolução mínima de 300dpi. Tabelas, quadros, gráficos, mapas e figuras devem ser numerados sequencialmente e contar com indicação da fonte;
  • No caso dos artigos científicos e relatos de experiência, a divisão do texto fica à critério dos(as) autores(as). Contudo, é importante que englobe, ao menos, Introdução, Desenvolvimento ou Discussão (esta seção pode ser nomeada e subdividida de acordo com a peculiaridade da área do artigo), Conclusão e Referências;
  • Os títulos das subseções de segundo nível devem ser redigidos com Fonte Cambria, tamanho 12, negrito e itálico, alinhado à esquerda. Não são admitidas subseções em terceiro nível;
  • Todos os textos devem possuir caráter inédito e não podem ser estar publicados ou submetidos em outros periódicos científicos;
  • As referências devem observar o padrão estabelecido na versão mais atual da NBR 6023. A lista de referências deve ser organizada pela ordem alfabética do sobrenome do primeiro autor;

Os autores devem utilizar o template disponível em aqui.

Política Antiplágio

Os manuscritos submetidos para avaliação, antes de serem encaminhados aos avaliadores ad hoc, são verificados com o software CopySpider para detecção de plágio. Será rejeitado o manuscrito que apresente acima de 5% de similaridade com outras obras publicadas.
O uso de inteligência artificial (IA) na redação dos manuscritos, caso identificado, implicará em rejeição da contribuição. Casos específicos devem ser comunicados aos editores que avaliarão a viabilidade do uso.

Artigos

São artigos resultantes de investigação e devem seguir, minimamente, o padrão de estruturação dividido em Introdução, Desenvolvimento Argumentado, Conclusão e Referências.

Relatos de Experiência

São relatos de experiências resultantes de práticas de investigação, práticas pedagógicas ou outras experiências e devem seguir, minimamente, o padrão de estruturação dividido em Introdução, Desenvolvimento Argumentado, Conclusão e Referências.

Resenhas

Nesta seção são incluídos trabalhos de valor crítico sobre livros, nacionais ou internacionais atuais. Deve-se evitar resenhas de obras coletivas, como coletâneas de textos ou anais de eventos.

Resumos Simples ou Expandidos

São textos científicos mais breves que os artigos científicos, mas igualmente resultantes de investigação científica. Os resumos simples devem ter até 3000 palavras, enquanto os resumos expandidos devem ter até 10000 (inclusas as notas e referências) e devem seguir, minimamente, o padrão de estruturação dividido em Introdução, Desenvolvimento Argumentado, Conclusão e Referências.

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